Musica Aeterna
O ?Século de Ouro?, apogeu das Artes e das Letras espanholas desde o Renascimento de quinhentos até ao Barroco de seiscentos, explicitado, para além de poesia de Santa Teresa de Ávila, São Joã...
O ?Século de Ouro?, apogeu das Artes e das Letras espanholas desde o Renascimento de quinhentos até ao Barroco de seiscentos, explicitado, para além de poesia de Santa Teresa de Ávila, São Joã...
A transmissão integral do dramma per musica Orpheus ou ¿A Maravilhosa Constância do Amor¿ de Georg Philipp Telemann (1681-1767), baseada na tragédia lírica de Michel du Boullay e cuja estreia ocorreu na Ó...
A vida e a obra do eclesiástico e influente teólogo Richard Hooker (1554-1600), cuja ênfase na razão e na tolerância influenciaram, sobremaneira, o pensamento anglicano, explicitadas através de repertório dos ...
O tempo de Cristóbal de Morales (1500-1553) e os tropos na música sacra renascentista, ou seja, recitativos incluídos no ordinário da missa que tinham por função comentar e dotar o texto ...
A primeira de quatro emissões dedicadas à apresentação da totalidade do legado sinfónico de Ludwig van Beethoven (1770-1827), verdadeiras obras-primas da História da Música Ocidental, através da recente gravação que ...
O milénio vocal desde a Idade Média até ao Renascimento: a harmonia, os instrumentos, a palavra, o ritmo, a tonalidade e, para além de uma passagem do ?Livro da Montaria? de D. Joã...
As ?Lições de Trevas? no Mundo Ocidental, ilustradas através de criações de Tiburtio Massaino, Giacomo Carissimi, Robert White, Thomas Tallis, Girolamo Frescobaldi, Marbrianus de Orto, Giovanni Pierluigi da Palestrina, Joseph Hector Fiocco e ...
O conceito de ?Paixão? na História da Música Ocidental, explicitado com a transmissão integral da Segundo São Mateus de Johann Valentin Meder (1649-1719) e de peças avulsas extraídas da ...
Os viajantes do Grand Tour e as contribuições de Johann Winckelmann e Anton Mengs para o desenvolvimento da História da Arte da Antiguidade Clássica e da fundação da Arqueologia científica moderna ...
A origem da forma do concerto, a obra de Giuseppe Torelli (1658-1709), um dos seus primeiros cultores e cujo tricentenário da morte se assinala amanhã, domingo, dia 8, e a Accademia dei Filarmonici, influente instituição ...