Musica Aeterna
Música sacra e profana em Viena na transição do século XVII para o XVIII e a Pietas Austriaca, isto é, um código moral e religioso que proclamaria ao mundo a devoção e ...
Música sacra e profana em Viena na transição do século XVII para o XVIII e a Pietas Austriaca, isto é, um código moral e religioso que proclamaria ao mundo a devoção e ...
As sucessivas fases da evolução da História da Música Ocidental, ilustradas através de repertório de Johann Sebastian Bach, Barbara Strozzi, Thomas Tallis, Jan Dismas Zelenka, Ludwig van Beethoven, William Byrd, Joseph ...
A transição do Renascimento para o Barroco (parte II): os três universos fundamentais que a caracterizaram ? músico-litúrgico, operático e instrumental ? e o repertório de Jacopo Peri, Adriano Banchieri, Kaspar Kö...
O tempo de André Le Nôtre (1613-1700) nos, assinalados na próxima terça-feira, dia 12, 400 anos do seu nascimento.
O universo sinfónico de Ludwig van Beethoven (parte IV)
O universo de Ticiano (1488-1576), figura cimeira da pintura renascentista europeia, e as controvérsias mantidas com o contemporâneo Pietro Aretino, poeta satírico e escritor respeitado, caracterizado pela agudeza e maldade dos seus escritos ...
Os classicismos, a persistência dos modelos da antiguidade greco romana na arte ocidental e a divulgação do seu formulário no continente europeu, explicitados, para além de poesia, traduzida por Vasco Graça ...
Os 500 anos do fim do Concílio de Trento (parte II)
O culto mariano e os dogmas da Imaculada Conceição, santa padroeira de Portugal desde o reinado de D. João IV, cujo dia hoje se assinala, exemplificados através de obras de Georg Frideric Handel, ...
A forma do concerto italiano na Europa durante o período barroco, ilustrada através de repertório de António Vivaldi, Turlough O?Carolan, Arcangelo Corelli, Georg Frideric Haendel, Francesco Geminiani e Johann Sebastian Bach.