Simbologia

Programas destinados a todos os públicos

Programas destinados a todos os públicos.

Programas destinados a espetadores com 10 ou mais anos de idade

Programas destinados a espetadores com 10 ou mais anos de idade

Sendo recomendável o aconselhamento por parte dos pais em caso de assistência por espetadores com menos de 10 anos de idade.

Programas destinados a espectadores com 12 ou mais anos de idade

Programas destinados a espectadores com 12 ou mais anos de idade

Sendo recomendável o aconselhamento por parte dos pais em caso de assistência por espetadores com menos de 12 anos de idade.

Programas destinados a espetadores com 16 ou mais anos de idade

Programas destinados a espetadores com 16 ou mais anos de idade

O conteúdo destes programas pode revelar-se suscetível de influir de modo negativo na formação da personalidade de crianças e adolescentes.

Legendagem em teletexto

Legendagem em teletexto

Programas que contam com legendagem através do teletexto. Sob o símbolo surge a indicação do número da página de teletexto em que o programa está a ser legendado.

Áudio-descrição

Áudio-descrição

Programas que contam com áudio-descrição (atualmente, apenas a RTP disponibiliza esta funcionalidade), na Onda Média da Antena 1.

Programa com presença de produto

Programa com presença de produto

Programa onde se inclui ou é feita referência a um bem ou serviço (ou à respetiva marca), a troco de pagamento ou retribuição.

Programa patrocinado

Programa patrocinado

Programa que beneficia do apoio financeiro de uma entidade que não se dedica ela própria à atividade de produção audiovisual. A identidade do patrocinador deve ser indicada pelo operador de televisão pelo menos uma vez por programa patrocinado, através da emissão do nome, logótipo ou de outro sinal distintivo do patrocinador.

Ajuda à produção

Ajuda à produção

Programa que beneficia de produtos ou serviços que foram facultadosgratuitamente por terceiros, sem que tais produtos ou serviços tenham valorsignificativo.

Programa com telepromoções

Programa com telepromoções

Símbolo emitido em programas durante os quais sejam emitidas telepromoções, bem como durante as telepromoções propriamente ditas. As telepromoções são espaços comerciais que se traduzem no anúncio de produtos e serviços pelo apresentador de um programa, após uma interrupção cénica do mesmo.

Programa com publicidade virtual

Programa com publicidade virtual

A publicidade virtual traduz-se na substituição, pelo operador de televisão, da publicidade presente fisicamente no local onde o programa é gravado, por outras mensagens comerciais.

Publicidade

Publicidade

Comunica??o comercial audiovisual difundida pelo operador de televis?o a troco depagamento ou retribui??o, relacionada com uma atividade comercial, industrial,artesanal ou profiss?o liberal, que visa a promo??o do fornecimento de produtos ouservi?os mediante pagamento.

Autopromocao

Autopromoção

Comunicação comercial audiovisual difundida pelo operador de televisão, que visa a promoção dos seus próprios produtos e serviços, incluindo programas, produtos conexos diretamente relacionados com os programas, serviços de programas, serviços audiovisuais a pedido ou obras cinematográficas e audiovisuais em cuja produção o operador tenha participado financeiramente.

Patrocínio

Patrocínio

Apoio financeiro à produção de um programa por parte de uma entidade que não sededica ela própria à atividade de produção audiovisual.

Comunicação Institucional

Comunicação Institucional

Comunicação comercial audiovisual que visa a promoção de uma ideia, iniciativa ouinstituição, sem que constitua publicidade televisiva.

Programa com língua gestual portuguesa

Programa com língua gestual portuguesa.