Mafalda (Anabela Teixeira) chega de jeep com o filho João, vinda de Lisboa em gozo de fim de semana. Raul (Diogo Morgado), ao passar no táxi, vê-a e apresta-se a ajudá-la a retirar as malas e os sacos. Os dois vão juntos a Vila Velha de Ródão, para júbilo de Horácio (Guilherme Leite) e Isaura (Henriqueta Maia), confiando que é agora que a sua filha vai refazer a vida, depois do tormento do divórcio.
Pelo caminho Mafalda recorda com Raul os tempos de infância que passaram juntos e convida-o para aparecer no almoço surpresa que ela preparou para comemorar o aniversário da mãe Isaura.
Triste pelo tédio provocado pela falta de amigos e por não se estar a ambientar à sua nova vida, Martim (Francisco Garcia) assiste a tudo da janela da pensão e conta ao seu pai, o engenheiro Tiago (José Meireles).
Contrariando a habitual falta de movimento na estação, saem cinco passageiros de um comboio, para gáudio do bagageiro Calado (António Joaquim), da guarda Jacinta (Cecília Guimarães) e do Chefe Horácio, que vai até à gare, propositadamente para os saudar...
Mas o susto toma de assalto o Fratel: Martim - que saira da pensão para o lado do rio - não aparece e mobiliza toda a gente para ir à sua procura, deixando o seu pai cheio de problemas de consciência quanto às razões que o terão levado a fugir...