O chefe Horácio (Guilherme Leite) telefona para Lisboa, para a filha Mafalda (Anabela Teixeira), e fica a saber que o seu neto João está constipado.
Preocupados com a vida afectiva da sua filha, Horácio e Isaura (Henriqueta Maia) aproveitam o facto de Raul (Diogo Morgado) ir até Lisboa e "inventam" uma encomenda para este entregar à Mafalda, de forma a "promover" um encontro casual entre os dois : nem mais nem menos do que um frasco de mel que Horácio havia extraído das suas colmeias, para o João melhorar da constipação.
Entretanto, o enigmático engenheiro Tiago, de quem Horácio suspeita que foi destacado para o Fratel para acabar com a estação, inicia a sua nova vida, levando pela primeira vez o filho Martim à escola de Vila Velha de Ródão.
O fim-de-semana é palco de vários encontros e surpresas: Raul regressa ao Fratel no jeep da Mafalda e não de comboio como era suposto...
Porém a jovem Cátia - estudante universitária na Covilhã e filha de emigrantes - vem até ao Fratel, aproximando-se "seriamente" de Raul, gerando assim dúvidas e angústias que atormentam o chefe Horácio e a mulher sobre as verdadeiras intenções desta aproximação.