A eterna história de vingança de Alexandre Dumas, numa luxuosa produção inglesa para televisão, com Richard Chamberlain
O oficial de marinha Edmond Dantès recebe do seu moribundo capitão uma carta que deverá entregar a alguém ligado a Bonaparte, que se encontrava exilado na ilha de Elba. Devido a uma confusão de identidade na entrega da carta, Dantès é vítima de uma bem urdida conspiração e acaba encarcerado na tenebrosa ilha-prisão do Castelo de If. Ao fim de muitos anos solitários na sua cela, Dantès conhece o pitoresco e fascinante abade Faria, um colega prisioneiro, a cuja cela um erro de cálculo conduz o paciente túnel que foi construindo. Dantès e o abade tornam-se grandes amigos e o primeiro recebe do segundo as preciosas indicações para alcançar um fabuloso tesouro. A morte do abade permite a Dantès evadir-se com êxito da prisão e encontrar o tesouro. Adoptando a personalidade fictícia do Conde de Monte Cristo, Dantès, com perversa precisão, vai lançar sobre todos aqueles que o fizeram passar 14 longos anos na prisão uma terrível e devastadora vingança.
Excelente adaptação ao cinema do célebre romance de Alexandre Dumas, ´O Conde de Monte Cristo´ é uma admirável história de vingança, de persistência e de tenacidade face aos acasos da vida. A fascinante e aventureira trajetória de um homem cuja vida é devastada por um punhado de homens mesquinhos, cobardes e perversos que muito mais tarde irá castigar de forma implacável e engenhosa, graças aos meios que, ironicamente, encontrou devido ao seu infortúnio.
Um filme romântico e emocionante, que evoca a França pós-napoleónica, dirigido de forma segura e hábil por David Greene, com Richard Chamberlain, Tony Curtis, Trevor Howard e Louis Jordan nos principais papéis.