O imortal romance de Raymond Chandler num filme policial com Robert Mitchum e Charlotte Rampling
Los Angeles, 1941. O detetive privado Philip Marlowe é contratado por Moose Malloy, um ex-cadastrado, para encontrar a sua namorada Velma, de quem nada sabe desde que foi preso há 7 anos por um assalto. Marlowe começa a seguir o rasto de Velma, começando por um bar onde Moose mata em auto-defesa o gerente. Entretanto, Marlowe é contratado por Lindsay Marriott que pretende resgatar o colar de jade de uma amiga, que tinha sido roubado. Marlowe acompanha Marriott a um remoto e nocturno encontro, onde é agredido, e ao recuperar os sentidos encontra Marriott morto.
O tenente Nulty da polícia, que procura Moose, avisa Marlowe no sentido de largar o caso. Mas Marlowe é um detetive teimoso e persistente e continua em busca da misteriosa Velma.
Dick Richards rodeou-se de uma grande equipa técnica para recriar toda a fascinante atmosfera de Los Angeles nos anos 40 e dar, assim, forte carga nostálgica e evocativa a esta excelente adaptação ao cinema de um dos grandes romances de Raymond Chandler, aliás, já levado ao cinema em 1942 e 1944. Trata-se de uma sinuosa e envolvente história de detectives, com o cínico, teimoso e insolente investigador privado Philip Marlowe a envolver-se nos maiores sarilhos para encontrar a namorada desaparecida de um ex-cadastrado que não parece muito interessada em ser encontrada. ´O Último dos Duros´ é um belo Filme Negro construído com inegável precisão e nostálgico revivalismo, com Robert Mitchum a dar vida, de forma admirável, ao celebérrimo herói de Chandler e a bela Charlotte Rampling no papel da sedutora fatal.