
Ep. 2 29 Abr 2025
A história de Cywia Lubetkin e Rachel Auerbach, duas mulheres extraordinárias que sobreviveram à perseguição e ao extermínio e desempenharam papéis essenciais na Revolta do Gueto de Varsóvia
Em abril de 1943, irrompe no Gueto de Varsóvia a primeira revolta armada contra o ocupante nazi, um ato desesperado de dignidade levado a cabo por jovens ativistas judeus. Nascida do desespero e condenada ao fracasso, a revolta torna-se um dos grandes acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, símbolo de coragem e resistência.
Durante três semanas, centenas de combatentes da resistência, armados com armas insignificantes, resistiram a uma força de dois mil homens das SS fortemente armados. No entanto, a identidade dos seus heroicos combatentes foi em grande parte esquecida, e poucos se lembram que as mulheres tiveram um papel fundamental.
O documentário revisita a história de duas dessas mulheres, Cywia Lubetkin e Rachel Auerbach, que sobreviveram à perseguição e ao extermínio e desempenharam papéis essenciais na Revolta do Gueto de Varsóvia, a primeira revolta armada contra a opressão nazi.
Através de fotografias e vídeos inéditos, o documentário lança uma nova luz sobre aspetos esquecidos desta resistência histórica para compreender a sua natureza, os seus atores e o seu percurso, mas também as suas origens e consequências.