
05 Abr 2025
Filme do cineasta português Fernando Matos Silva, que retrata o desencanto da pequena burguesia em vésperas do 25 de Abril
João, com cerca de 25 anos de idade, decide abandonar os estudos, pouco antes de ir para a tropa. Soares, o pai ? funcionário público zeloso, com influências e amizades ? arranja-lhe um emprego transitório. Colocado numa secção de mulheres, marcando a sua situação de favor, a chefe ? Inês ? transfere para ele uma paixão frustrada pelo irmão, morto na guerra colonial, enquanto João começa a namorar Leonor, uma colega. Aí surge o melodrama: por mero acaso de ciúme, Inês acaba por abatê-lo com um tiro de pistola.
Primeira longa-metragem de Fernando Matos Silva, famosamente conhecida como o último filme a ser censurado pela ditadura do Estado Novo, e o primeiro a ser exibido depois do 25 de Abril.
"O Mal-Amado" ou a inquietação da juventude estudantil em vésperas do 25 de Abril, retrata o desencanto da pequena burguesia e as suas oscilações ideológicas, na figura de um jovem que procura romper com a sua classe, mas a ela volta sempre, tendo como cenário o bairro de Campo de Ourique.