
Ep. 1 02 Abr 2025
Qual é a ligação entre o desaparecimento da família Godard na costa da Bretanha e o assassinato, alguns meses depois, perto de Montpellier, do líder do CDCA, o sindicato "anti-sistema" dos pequenos comerciantes irritados com a pressão do Estado e os seus cofres? Existirá mesmo uma ligação entre ambos os factos? As semelhanças são impressionantes: os mesmos lugares, as mesmas pessoas. Na investigação Godard, perdeu-se o rasto financeiro, na ilha da Madeira, à entrada do nebuloso sistema offshore criado pelo sindicato CDCA, ao qual o Dr. Godard aderira ao colocar no estrangeiro um tesouro presumivelmente destinado a financiar a sua fuga.
Os ex-agentes contam a delicada investigação à morte do líder do CDCA, que os levou à ilha portuguesa da Madeira e até ao Brasil, onde uma testemunha revelou quem tinha ordenado o assassinato... Antes de se retratar.
Ao mesmo tempo que decorre esta investigação impossível sobre o sistema empresarial quase mafioso que floresceu nos bastidores do CDCA, são descobertas novas provas numa praia bretã. Os cartões de crédito que lhe pertenceram são "entregues" aos investigadores de uma forma muito curiosa por uma mão anónima, e parecem sugerir que devem continuar as suas investigações na mesma direção da investigação do assassinato de Christian Poucet.