Yellowstone: A Bomba-Relógio da América

Um dos mais poderosos supervulcões da Terra
O planeta alberga supervulcões cuja erupção pode levar a uma catástrofe sem precedentes e cujas consequências são completamente desconhecidas para a civilização. Um dos supervulcões mais poderosos da Terra encontra-se no Noroeste norte-americano: Yellowstone. As suas três erupções maciças, que ocorreram com aproximadamente 630.000 anos de diferença, modificaram profundamente a paisagem.
O supervulcão de Yellowstone, com a maior caldeira do mundo, possui o maior reservatório de magma da Terra e a sua atividade geotermal e sísmica tem evoluído constantemente nos últimos 10 anos. E se esta atividade for a primeira indicação do grande despertar do vulcão? E se o vulcão entrar em erupção, quais as consequências para a humanidade? A explosão causaria 1.000 vezes mais danos do que as erupções recentes dos vulcões Eyjafjallajokull e Pinatubo. Seria um milhão de vezes mais poderosa que Hiroshima e, para além dos danos cataclísmicos, teríamos de lidar com as cinzas. Cobrindo o céu e o solo, alterariam o clima durante centenas de anos, tornando a Terra praticamente inabitável. Graças às novas tecnologias, radares e medições, os olhos dos vulcanólogos estão fixos nos osciloscópios.
Como podemos antecipar o perigo? Após anos de investigação sobre erupções catastróficas, os engenheiros da NASA desenvolveram o inovador Plano de Resposta a Grandes Erupções Vulcânicas. Os cientistas concordam que a questão não é se o vulcão de Yellowstone vai acordar... A questão é... Quando?
O documentário de Vivien Floris leva-nos através de diferentes cenários possíveis de uma erupção do Yellowstone utilizando impressionantes modelos 3D e a ajuda de especialistas.
Ficha Técnica
- Título Original
- Yellowstone: America´s Ticking Bomb
- Realização
- Vivien Floris
- Produção
- RMC Production, RMC Films, RMC Story, Ushuaia TV
- Ano
- 2022
- Duração
- 51 minutos