O Judeu

Filme do cineasta brasileiro Jom Tob Azulay ("Os Doces Bárbaros"), inspirado na história real de António José da Silva, um famoso dramaturgo de origem judaica condenado pela Inquisição à morte na fogueira
Inspirado na história real de António José da Silva (1705-1739), advogado, poeta e o mais célebre autor teatral de Portugal do século XVIII, nascido no Brasil, de origem judaica e convertido ao cristianismo sob pressão da Inquisição, o filme conta a saga do artista e da sua família após o julgamento pelo Tribunal do Santo Ofício, em Lisboa, para onde os infiéis eram levados.
Portugal, 1739, reinado de D. João V. O monarca tenta manter um delicado equilíbrio entre o poder da Igreja e os interesses da Corte. António José da Silva, conhecido como "o Judeu", um famoso dramaturgo admirado tanto pelo povo como pela aristocracia, é acusado pela Inquisição do crime de heresia, torturado e condenado à morte na fogueira. A sua execução é organizada como uma demonstração do triunfante poder da Igreja.
Ficha Técnica
- Título Original
- O Judeu
- Intérpretes
- Felipe Pinheiro, Dina Sfat, Mário Viegas, Cristina Aché, Fernanda Torres, Ruth Escobar
- Realização
- Jom Tob Azulay
- Produção
- Metrofilme, Animatógrafo, AeB Produções [Brasil], Tatu Filmes
- Autoria
- Ideia Original: Alberto Cavalcanti / Argumento: Gilvan Pereira, Millor Fernandes, Geraldo Carneiro
- Música
- Rui Luís Pereira, Pedro Galvão
- Ano
- 1995
- Duração
- 85 minutos