A Vingança do Homem Chamado Cavalo

Um belo e emocionante filme sobre a Conquista do Oeste que deu a Richard Harris o mais emblemático papel da sua carreira..
No século XIX, o lorde inglês John Morgan decide deixar a vida mundana e as suas propriedades na Inglaterra e regressar à América para se juntar à tribo índia dos "Mãos Amarelas". Há seis anos atrás, Morgan tinha sido capturado pela tribo índia, que começou por o considerar um cavalo mas acabou por lhe permitir viver como um membro da comunidade. Morgan chega à América e encontra a sua tribo dizimada por caçadores brancos, que mataram os homens e se apoderaram das mulheres. Um pequeno grupo sobrevivente refugiou-se nas montanhas e vive sem esperança ou dignidade. Morgan, que os "Mãos Negras" conhecem pelo nome de Shunkawakan (cavalo), vai galvanizá-los e restaurar a dignidade da tribo, levando-os a um confronto com os colonos brancos e a recuperar as suas terras.
Seis anos depois do enorme sucesso do primeiro filme sobre as incríveis aventuras de um lorde inglês numa tribo índia da América durante a conquista do Oeste, surgia em 1976 um segundo filme, "A Vingança de um Homem Chamado Cavalo". Um belo e grandioso Western que volta a captar de forma admirável um período da História dos Estados Unidos que o cinema se encarregou de transformar numa lenda, mas cuja realidade era muitas vezes bem diferente. Na verdade, a Conquista do Oeste dizimou, arrasou e subverteu a nação índia, naquele que foi um dos mais violentos genocídios do século XIX. De tudo isto se faz eco "A Vingança de um Homem Chamado Cavalo", com o lorde inglês fascinado pela cultura e costumes índios da tribo que o adaptou e que ele agora vai conduzir na reconquista da sua dignidade e terras perdidas. Um Western de forte carga emocional, recheado de grandes sequências de batalha, com Richard Harris retomando um dos mais emblemáticos papéis da sua carreira.
Ficha Técnica
- Título Original
- The Return Of A Man Called Horse
- Intérpretes
- Richard Harris,Gale Sondergaard, Geoffrey Lewis, Bill Lucking, Jorge Luke, Enrique Lucero, Regino Herrera.
- Realização
- Irvin Kershner
- Produção
- T. Morse Jr., S.Howard e R. Harris
- Autoria
- Jack Dewitt
- Música
- Laurence Rosenthal
- Ano
- 1976
- Duração
- 121 (cor) minutos