Como é ser uma pessoa sobredotada?
Os psicólogos definem a inteligência como uma capacidade mental para raciocinar e resolver problemas que integra uma gama de habilidades mentais específicas. Pode ser visto como a cola mental que une todas as habilidades. Mas como é realmente ser super inteligente? Ter essas habilidades é um dom, mas pode gerar uma sensação de inadequação, de estar permanentemente deslocado.
O documentário de Jose Reguera revela as metas e as dificuldades enfrentadas por pessoas sobredotadas, durante a vida e principalmente na escola. Desde um sentimento constante de ser "diferente", até problemas relacionados com os seus pares ou ter necessidades emocionais específicas que os outros têm dificuldade em compreender.
Através de testemunhos de adultos e crianças sobredotados examinamos alguns dos mal-entendidos e preconceitos comuns sobre a inteligência. Pode uma inteligência enorme criar uma sensibilidade exacerbada? As pessoas sobredotadas podem tornar-se mais frágeis e sofrer por causa da sua inteligência? O documentário explora as pesquisas neurológicas mais recentes sobre como o cérebro e a inteligência funcionam. Uma celebração das "zebras", em toda a sua complexidade e diversidade.
"Pessoas sobredotadas são como zebras, animais maravilhosos e indomáveis. Têm listras particulares que podem salvá-las de muitos perigos. São magníficas e devem orgulhar-se disso." - Jeanne Siaud-Facchin, psicóloga.