Programas tv

Paisagem Concreta

Paisagem Concreta

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Documentário sobre a obra do arquiteto Siza Vieira, que navega entre o edifício da Fundação Iberê Camargo, no Brasil, e o seu ateliê no Porto

Em 1998 o arquiteto português Siza Vieira, vencedor do prémio Pritzker, é selecionado para projetar o edifício da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre, no sul do Brasil. A construção ficou pronta em 2008, e em 2018 o museu celebrou 10 anos de existência. Em 2020, o museu refletiu sobre o seu papel no século XXI, e Siza Vieira, muitas obras depois, completa 90 anos de idade.
Em Porto Alegre, o edifício da Fundação Iberê Camargo; na cidade do Porto, o ateliê de Siza Vieira, arquiteto e autor do celebrado projeto da sede da instituição, inaugurada em 2008. O documentário de Laura Artigas e Luiz Ferraz navega entre esses dois portos.
Com vista para o rio Douro, o arquiteto, entre um cigarro e outro, detalha o desenho do museu gaúcho, e a sua relação afetiva com o Brasil, semeada desde a infância nos relatos do seu pai nascido em Belém (PA), cultivada pelo modernismo, pela MPB e pelas novelas. Também elabora sobre os limites entre a arquitetura e a natureza, acompanhado por um percurso visual de obras famosas como as Piscinas das Marés, a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e o Museu Nadir Afonso, por depoimentos de colaboradores e críticos portugueses.
Enquanto isso, do outro lado do oceano, apresentam-se os bastidores da montagem da exposição "Fio de Ariadne", mostra inédita de cerâmicas e tapeçarias de Iberê Camargo, a reflexão de colaboradores da Fundação Iberê e arquitetos contemporâneos sobre o futuro dessa paisagem concreta fincada na beira do Guaíba.

Ficha Técnica

Título Original
Paisagem Concreta
Realização
Laura Artigas, Luiz Ferraz
Produção
Duo 2, Olé
Autoria
Autoria: Raul Penteado Neto / Argumento e Pesquisa de Conteúdo: André Scarpa, Manuel Sá, Raul Penteado Neto
Música
Baoba Stereo Club
Ano
2022
Duração
74 minutos