A jornada intrigante de um animal extraordinário
A abelha negra europeia adaptou-se perfeitamente à flora e às condições climáticas da Europa central e durante séculos forneceu-nos mel. Mas, na década de 1970, desapareceu de muitos países. O documentário leva-nos numa jornada intrigante, com perspetivas sem precedentes sobre a vida de uma colónia de abelhas selvagens. Revela como a ancestral abelha selvagem sobreviveu nas florestas antes que os primeiros apicultores começassem a transformá-la no mais pequeno animal domesticado do mundo.
Uma criatura da floresta, perfeitamente desenvolvida para funcionar num nicho dentro do ecossistema da floresta, a abelha negra europeia depende principalmente de pica-paus e dos seus ninhos. Uma grande variedade de animais da floresta beneficia da presença da abelha. As abelhas lutam contra vespas e borboletas predadoras e polinizam milhões de flores, mas são vítimas de uma ampla gama de predadores. Têm um papel fundamental na ecologia das florestas e, no entanto, quase desapareceram das florestas da Europa Central.
O documentário mostra como as abelhas silvestres sobreviveram nas florestas durante milénios, sem a ajuda ou interferência dos apicultores, e como as suas vidas estão intimamente ligadas a pássaros, morcegos, insetos, árvores, flores e muitos outros organismos. O premiado cineasta Jan Haft apresenta-nos um animal extraordinário e mostra-nos como poderíamos beneficiar se de novo abríssemos mais espaço para as abelhas silvestres nas florestas.