Programas tv

Acto dos Feitos da Guiné

Imagem de Acto dos Feitos da Guiné

Géneros

  • Filmes

Informação Adicional

Filme do cineasta português Fernando Matos Silva ("O Mal-Amado", "Guerra do Mirandum", "Ao Sul"), um retrato crítico da relação histórica da colonização portuguesa

A partir de preciosas imagens de arquivo captadas na Guiné-Bissau durante a Guerra Colonial (1969-1970) e nos arredores de Lisboa durante o período revolucionário (1975-1976), Fernando Matos Silva concebe um filme-ensaio que questiona o processo de colonização da chamada Guiné Portuguesa, desconstruindo narrativas dominantes e construindo uma reflexão crítica sobre a história e o poder. O filme conjuga imagens documentais ? imagens de guerra, cruas e extremas, a preto e branco ? e de ficção ? sequências a cor que encenam um "Acto" onde os "feitos" são contados por personagens.
Revisitando 500 anos do passado colonial português, feito de exploração dos recursos, de escravatura e de guerra, analisa de forma alegórica alguns discursos e narrativas que cruzam referências geopolíticas, económicas, científicas e culturais. Dedicado a Amílcar Cabral, o filme, além de fazer um percurso crítico sobre a história portuguesa, sobre a presença portuguesa na Guiné e as consequências da colonização, faz um levantamento de materiais de arquivo do conflito armado entre o exército português (no qual Fernando Matos Silva lutou) e o PAIGC, incluindo imagens da declaração da independência da Guiné-Bissau e do país já independente.

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
Acto dos Feitos da Guiné
Intérpretes
José Gomes, Virgílio Massinge
Realização
Fernando Matos Silva
Produção
Cinequipa
Autoria
Autoria: Fernando Matos Silva / Argumento: Fernando Matos Silva, Margarida Gouveia Fernandes
Música
Fausto
Ano
1980
Duração
81 minutos