Programas tv

Rosas de Ermera (Filme)

Imagem de Rosas de Ermera (Filme)

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

A extraordinária saga da família de Zeca Afonso durante a Segunda Guerra Mundial

Em Julho de 1939, poucas semanas antes do início da 2ª Guerra Mundial, uma família separa-se em Lourenço Marques: Maria, de 7 anos de idade, acompanha os pais para Timor, onde o pai vai assumir o cargo de juiz, e os irmãos João e José (mais tarde conhecido como Zeca Afonso), com 11 e 10 anos, seguem para Coimbra, para casa de uma tia paterna, para continuarem os estudos. Um mês depois da separação começa a 2ª Guerra Mundial e com o alastrar do conflito ao Pacífico, em fevereiro de 1942, as tropas Japonesas invadem Timor.
Os Portugueses que não fogem para a Austrália, como o caso de Maria e dos pais, são detidos em dois campos de concentração. As comunicações são cortadas e em Portugal, durante três anos, teme-se o pior. A família só se reencontra em fevereiro de 1946, em Lisboa. Através das memórias de Maria e de João, o documentário de Luís Filipe Rocha conta a extraordinária saga da família de Zeca Afonso durante uma época funesta da história recente de Portugal.

Este documentário inclui depoimentos de Maria das Dores e João Afonso dos Santos e visita locais de Timor onde a família viveu, a localidade de Ermera onde passavam férias e o campo de concentração em Liquiçá. O título do documentário refere-se às rosas existentes em Ermera, um distrito do interior, cujo cheiro ainda permanece nas memórias de Maria das Dores.

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
Rosas de Ermera (Filme)
Realização
Luís Filipe Rocha
Produção
Luis Galvão Teles (Fado Filmes)
Música
Manuel Rocha
Ano
2017
Duração
125 minutos