Flores intrépidas, discretas, mas indispensáveis ao ser humano
Imaginada como uma evasão espetacular em seis paisagens diferentes, a série documental de 6 episódios leva-nos à descoberta das flores silvestres mais sublimes e úteis que, protegidas da interferência humana, enfrentam sozinhas os ambientes mais extremos.
Fustigada pelo sol escaldante e pela água do mar, a salicórnia possui uma camada que a protege do sal: cresce onde outras plantas pereceriam. Capaz de flutuar ou acumular reservas de ar no rizoma, o nenúfar fez da água abundante um aliado. Enquanto isso, as flores da floresta, como a orquídea sapatinho, buscam incansavelmente a luz de que precisam para crescer.
A aventura das flores da montanha é mais vertical: o musgo campion ou almofada rosa pode viver mais de 1.000 anos nos cumes (a temperatura dentro das suas almofadas é 20°C mais quente que a temperatura exterior). Nas nossas cidades poluídas e superpovoadas, as flores silvestres conseguem furar o asfalto e encontrar um lugar onde são a base de vários ecossistemas.
Flores intrépidas, que tudo fazem para sobreviver, discretas, mas indispensáveis ao ser humano, contam a história da sua adaptação a um ambiente hostil. Cada episódio traz-nos encontros fascinantes com aqueles que com elas lidam diariamente: herboristas, chefs, apicultores, criadores de perfumes?