Escuta-me, Por Favor!
Ep. 27 15 Dez 2022
Foi o maior incêndio dos últimos anos e o mais dramático deste verão. Consumiu quase um quarto do Parque Natural da Serra da Estrela, reduziu a cinza os haveres de homens e mulheres, que trabalham de sol-a-sol, deixando um rasto negro no património da humanidade.
Apesar do incêndio ter mobilizado um impressionante número de homens e de meios, alguns autarcas, antigos guardas da natureza, ex-bombeiros e atuais comandantes, estão convictos de que o incêndio poderia ter sido extinto, no dia da ignição ou no dia seguinte, sem atingir o Vale Glaciar, como nunca tinha acontecido.
Durante as operações, os bombeiros do distrito da Guarda discordaram da estratégia de combate, entrando em conflito direto com o Comando Operacional de Castelo Branco e com o Comando Nacional. Apenas dois comandantes aceitaram falar com o Linha da Frente, vestindo a farda, mas sem mostrarem o rosto, por temerem represálias. A Proteção Civil e o Governo declinaram os convites da RTP.
No terreno, até agora nada foi feito e tudo está por pagar. As ajudas ainda não chegaram e os bombeiros desesperam por apoio que compense o gasto excessivo em combustível e em refeições.
Mas no Comando Distrital de Operações, em Castelo Branco, já houve mudanças.
O ex-comandante, na manhã de 7 de agosto, dia da chegada das chamas ao Vale Glaciar e da etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, até à Torre da Serra da Estrela, deixou o cargo.
Amândio Nunes, militante socialista, é agora coordenador da Proteção Civil, na autarquia de Castelo Branco, liderada pelo PS.
"Ele Andou Por Onde Quis" é uma reportagem de Rosa Veloso, com imagem de Fábio Siquenique e Marquês de Almeida e edição de Vanessa Brízido.
Ep. 27 15 Dez 2022
Ep. 26 08 Dez 2022
Ep. 25 03 Nov 2022
Ep. 24 27 Out 2022
Ep. 23 20 Out 2022
Ep. 22 06 Out 2022
Ep. 21 29 Set 2022
Ep. 20 22 Set 2022