As Rainhas de Orango

In southwestern Guinea Bissau there are some islands where a very special people live, the Bissago. What is it that makes them so special? It is not the fact of living in balance and harmony with the spectacular nature that, taking from the land or the sea only what they need to survive. Neither
No sudoeste da Guiné-Bissau existem algumas ilhas onde vive um povo muito especial, o Bissago. O que os torna tão especiais? Não é o fato de viver em equilíbrio e harmonia com a natureza espetacular que, tirando da terra ou do mar apenas o que precisa para sobreviver. Tão pouco o é a sua profunda espiritualidade animista, que marca a sua vida com ritos para adquirir o conhecimento dos seus ancestrais. O que os torna tão especiais é que, na sociedade bissago, a mulher é a protagonista.
São elas que decidem como administrar as plantações ou punir os crimes, são as sacerdotisas do templo, aquelas que se podem comunicar com os deuses, as forças da natureza e os espíritos dos defuntos. Para os Bissago, a mulher é temida e respeitada, visto que a consideram capaz de decidir sobre a vida ou a morte.
Este documentário centra-se na vida de algumas mulheres de Eticoga, a principal aldeia da ilha de Orango. Através de suas vidas e olhares conheceremos os aspectos mais marcantes e peculiares desta sociedade matriarcal tão diferente, não só do modo de vida ocidental, mas do resto da África e de quase todas as outras culturas do planeta.
Ficha Técnica
- Título Original
- Queens Of Orango
- Intérpretes
- Locução: Ana Vieira
- Realização
- Raúl Bueno
- Produção
- Carlos Pérez Romero
- Ano
- 2020
- Duração
- 52 minutos