A verdadeira história de uma centena de jovens estudantes que se juntaram à resistência francesa, mas que foram atraiçoados por um companheiro
A 6 de junho de 1944, 150 alunos do ensino médio deixam Paris, em pequenos grupos, para se juntar à Resistência Francesa e lutar contra os alemães. Aprenderam a desmontar armas nas caves da escola, treinaram na floresta e tinham ligações à Resistência e à rede inglesa "Buckmaster".
Na madrugada de 10 de junho, os nazis apanham de surpresa dezenas desses jovens em quintas isoladas em Sologne. Foram traídos por um dos seus companheiros: um jovem informante da Gestapo. Terá sido o único? Terá havido outras fugas em Paris? Para os alunos era tarde demais para fazer essas perguntas. 41 foram capturados e fuzilados pelos alemães, 15 morreram na deportação e dezenas esconderam-se na floresta e voltaram para lutar.
Através de arquivos e dos testemunhos de três sobreviventes, o documentário de David André presta homenagem à coragem e compromisso desses jovens resistentes esquecidos nos livros de história.