O Traidor

Filme do cineasta italiano Marco Bellocchio sobre o primeiro mafioso "arrependido" da história
No início dos anos 80, rebenta a guerra entre os chefes da Máfia siciliana pelo negócio da heroína. Quando a polícia aperta o cerco, Tommaso Buscetta, um dos criminosos mais proeminentes de Itália, foge para o Brasil.
Em Palermo, na Itália, as contas vão-se ajustando e Buscetta acompanha à distância o assassinato dos filhos e do irmão sabendo que pode ser o próximo. Quando é preso pela polícia brasileira e extraditado para Itália, Buscetta toma uma decisão que ninguém estava à espera: decide trair o juramento de lealdade eterna que fizera à Cosa Nostra e encontrar-se com o Juiz Giovanni Falcone. Ao entregar os companheiros e dar informações precisas sobre as estruturas da organização e esquemas de corrupção, Buscetta ajuda a desmantelar a poderosa máfia italiana e fica para sempre conhecido como "o traidor", sendo considerado o primeiro mafioso "arrependido" da história.
Ficha Técnica
- Título Original
- Il Traditore
- Intérpretes
- Pierfrancesco Favino, Luigi Lo Cascio, Fausto Russo Alesi
- Realização
- Marco Bellocchio
- Produção
- Beppe Caschetto, Paolo Del Brocco, Viola Fugen, Simone Gattoni, Caio Gullane, Fabiano Gullane, Alexandra Henochsberg, Michael Weber
- Autoria
- Argumento: Marco Bellocchio, Valia Santella, Ludovica Rampoldi, Francesco La Licata
- Música
- Nicola Piovani
- Ano
- 2019
- Duração
- 146 minutos