A história de resiliência e coragem de uma jovem afegã disposta a tudo para salvar a família, num filme de animação de Nora Twomey, adaptação do romance "The Breadwinner" da ativista canadiana Deborah Ellis
Ano de 2001. O Afeganistão está sob domínio dos talibãs. Parvana é uma menina de 11 anos que vê a sua vida mudar completamente quando o pai é injustamente acusado e preso. Uma vez que, segundo os preceitos talibãs, nenhuma mulher pode trabalhar fora de casa, a mãe fica sem meio de sustentar os filhos. É assim que a pequena Parvana toma uma decisão corajosa: cortar o cabelo, vestir roupas de rapaz e procurar trabalho.
Com isto ela vai descobrir um mundo cheio de injustiças, onde a sobrevivência, difícil, depende quase exclusivamente da solidariedade.
Estreado no Festival de Cinema de Toronto e nomeado para o Óscar na categoria de Melhor Filme de Animação, um drama escrito e realizado por Nora Twomey (co-realizadora da animação "The Secret of Kells", também nomeada para um Óscar) que adapta a obra homónima da ativista canadiana Deborah Ellis.
Com produção de Mimi Polk Gitlin e Angelina Jolie, a versão original conta com as vozes de Saara Chaudry, Soma Bhatia, Kane Mahon, Laara Sadiq e Shaista Latif.