A terna e envolvente história do festival e concurso musical para crianças mais encantador da televisão italiana num filme do cineasta italiano Ambrogio Lo Giudice
Filme biográfico que conta o nascimento do "Piccolo Coro dell´Antoniano" e do festival e concurso musical para crianças mais encantador da televisão italiana.
Idealizado há mais de 60 anos, por Cino Tortorella (o Mago Zurlì) e Mariele Ventre, o Sequim d´Ouro continua a encantar toda a família, desde os mais pequenos aos mais crescidos.
Bologna, anos de 1960. Mimmo (Ruben Santiago Vecchi), de nove anos de idade, é o que hoje se chamaria de uma criança difícil. Filho de migrantes da Sicília, prefere andar na rua com o irmão mais velho, Sebastiano (Saul Nanni), do que ir à escola e estudar. Porém, adora cantar e tem um ouvido musical extraordinário. Quando é suspenso por mais uma travessura, a mãe, Ernestina (Maya Sansa), desesperada, leva-o a uma audição para um concurso de canto no Antoniano de Bolonha, na esperança de que esta experiência o torne responsável. Ernestina segue o conselho de um professor que acha que talvez a música o possa salvar. O que ninguém imagina é que essa é uma audição para a primeira edição de um programa que iria entrar para a história da televisão italiana: o Sequim d´Ouro.
O pequeno Mimmo, juntamente com outras crianças de diferentes idades, provenientes de toda a Itália, participam nos ensaios, sob a orientação cuidadosa da professora de música Mariele (Matilda De Angelis).
Porém, assim que a cortina cai e os holofotes se apagam, as crianças regressam à sua vida do dia-a-dia, despedindo-se daquele pequeno, mas emocionante, momento da sua existência onde aprendem a conhecer a música e a cantar as canções que ficarão para sempre na memória coletiva.
Amargurada por ter de se despedir das suas queridas crianças, Mariele decide formar um coro permanente, que se irá tornar numa escola de vida, muito para além da música, e contribuir para a sua formação: o "Piccolo Coro dell´Antoniano".