A verdadeira história das crianças órfãs sobreviventes do holocausto nazi que foram levadas para Inglaterra para começarem uma nova vida
Uma história verdadeira de redenção e esperança. A guerra acabou mas para as crianças sobreviventes do holocausto nazi é um novo começo.
Filme escrito por Simon Block e dirigido por Michael Samuels, baseado no poderoso testemunho de sobreviventes.
Agosto de 1945. Uma caravana de crianças chega a Calgarth Estate, junto ao Lago Windermere em Inglaterra. São sobreviventes do Holocausto nazi, que devastou a população judaica da Europa. Trazendo apenas a roupa que vestem e escassos pertences carregam as cicatrizes emocionais e físicas de tudo o que sofreram.
O psicólogo infantil Oscar Friedmann (Thomas Kretschmann), nascido na Alemanha, é encarregado de cuidar das crianças. Em conjunto com a sua equipa, que inclui a terapeuta de arte Marie Paneth (Romola Garai), o filantropo Leonard Montefiore (Tim McInnerny) e o técnico desportivo Jock Lawrence (Iain Glen), tem quatro meses para ajudar as crianças a recuperar as suas vidas. Junto ao lago, aprendem inglês, jogam futebol, andam de bicicleta, expressam os seus traumas através da pintura e começam o lento processo de cura. Alguns habitantes insultam-nos mas outros acolhem-nos de braços abertos. Assombrados por pesadelos, anseiam notícias dos seus entes queridos. Quando a Cruz Vermelha chega com cartas sobre o destino das suas famílias, nenhum deles recebe boas notícias. Mas na ausência de parentes, as crianças encontram apoio umas nas outras.
A história marcante, comovente e redentora dos laços que se estabeleceram e de como as amizades forjadas em Windermere são o suporte para a reconstrução das suas vidas no Reino Unido.
No final da Segunda Guerra Mundial, quando os campos de concentração nazis foram libertados, os sobreviventes incluíam muitas crianças judaicas que tinham sido separadas da família. Centenas de órfãos judeus são levados para Inglaterra onde começam uma nova vida nos arredores pitorescos da região dos lagos. Ao todo mais de 700 jovens, de várias idades e proveniências, foram acolhidos em Inglaterra depois da guerra e foram ajudados a reconstruir a vida e integrar a sociedade britânica. O filme acompanha a história comovente da sua reabilitação em Windermere e de como, ao cuidado de uma equipa de voluntários e conselheiros, as crianças foram capazes de criar laços e forjar amizades que foram a salvação para um futuro promissor.