07 Jan 2023
Neste programa, o destaque vai para a gestão de solos, um recurso natural renovável que desempenha um papel fundamental na produção agrícola. Em Portugal, a maioria dos solos nacionais tem um teor de matéria orgânica muito baixo, são predominantemente ácidos e pouco férteis. A gestão sustentável do solo assume-se assim cada vez mais como a chave para explorações agrícolas mais rentáveis e, ao mesmo tempo, ambientalmente responsáveis.
Mário de Carvalho, professor na Universidade de Évora e investigador há mais de 30 anos, concluiu que o grande entrave ao crescimento vegetal dos solos alentejanos se devia à toxicidade do manganês, e descobriu a fórmula de a eliminar. Fomos conhecer ainda o trabalho da Associação Portuguesa de Mobilização de Conservação do Solo na promoção da agricultura de conservação junto dos produtores.
Em entrevista, o presidente do Instituto Superior de Agronomia, António Guerreiro de Brito, revela-nos os desafios do ensino agrário na atualidade.
Por fim, acompanhámos as Jornadas do Hospital Veterinário Muralha de Évora, o maior congresso de animais de produção e equinos realizado em Portugal.