Adaptado do livro homónimo de Dietrich Garstka, baseado numa história verídica, um cativante filme com realização e argumento de Lars Kraume
Realizado por Lars Kraume e adaptado da obra homónima do escritor e ensaísta alemão Dietrich Garstka, um filme baseado em factos verídicos que reflete sobre questões sociais e políticas posteriores à Segunda Grande Guerra.
Na dramática época da Guerra Fria, um minuto de silêncio mudou as suas vidas. Filme do cineasta alemão Lars Kraume, baseado numa história verídica, adaptação da obra homónima do escritor e ensaísta alemão Dietrich Garstka. Um testemunho histórico magnífico, inteligente e chocante, sobre a resistência de alguns estudantes da Alemanha de Leste, em 1956. Uma reflexão sobre as questões sociais e políticas posteriores à Segunda Guerra Mundial.
Em 1956, durante uma visita a um cinema em Berlim Ocidental, dois alunos de um liceu da Alemanha de Leste veem imagens perturbadoras da Revolução Húngara, uma revolta popular contra os soviéticos e as políticas impostas pelo Governo daquele país. De regresso a Stalinstadt (atual Eisenhuttenstadt), uma das novas cidades-modelo do regime comunista, os alunos têm a ideia de fazer, durante as aulas, um minuto de silêncio em memória dos húngaros, vítimas da violência das tropas soviéticas que morreram a lutar pela liberdade. Mas o gesto simbólico dos jovens acaba por tomar proporções que nenhum deles estava preparado para enfrentar, revelando o lado mais tenebroso do odioso regime que estava ainda a construir-se.