Treblinka

Filme-ensaio de Sérgio Tréfaut baseado nas memórias de Chil Rajchman, um dos sobreviventes do campo de extermínio nazi de Treblinka
Rússia, Ucrânia e Polónia: viajamos num comboio fantasma a caminho dos campos de extermínio. Presente? Passado? Futuro? As vozes dos sobreviventes relatam aquilo que não é possível mostrar em imagens. Só é possível imaginar. "Treblinka" ouve as vozes de vários testemunhos do extermínio e as memórias de Chil Rajchman, um dos poucos sobreviventes de Treblinka.
Nascido na Polónia, Chil Meyer Rajchman (1914-2004) foi um dos sobreviventes ao Holocausto. Detido com a irmã, em 1942, foi enviado para o campo de extermínio nazi de Treblinka (Polónia), onde mais de 750 mil pessoas perderam a vida. Mal chegaram, a irmã foi enviada para as câmaras de gás, mas Chil Rajchman escapou à execução trabalhando, sob ameaças e espancamentos contínuos, como barbeiro, separador de roupas, carregador de cadáveres e arrancador de dentes. A 2 de Agosto de 1943 participou numa revolta no campo e foi um dos poucos que conseguiu escapar.
Após várias semanas de errância, escondeu-se em casa de um amigo, perto de Varsóvia, onde viveu sob anonimato até ao fim da guerra e onde escreveu "Sou o Último Judeu", obra publicada pelos seus filhos já depois da sua morte, um livro de memórias onde relata os seus dez meses no inferno.
Vencedor do Prémio de Melhor Filme Português no IndieLisboa 2016, "Treblinka" parte numa viagem de comboio transiberiana, onde os atores Isabel Ruth e Kiril Kashlikov dão voz a testemunhos dos sobreviventes.
Ficha Técnica
- Título Original
- Treblinka
- Intérpretes
- Kirill Kashlikov, Isabel Ruth
- Realização
- Sérgio Tréfaut
- Produção
- Catarina Almeida, Sérgio Tréfaut (Faux)
- Música
- Música Original: Alfredo Costa Monteiro
- Ano
- 2014
- Duração
- 58 minutos