Stabat Mater - Giovanni Battista Pergolesi

Obra-prima da música sacra, com o aclamado contratenor francês Philippe Jaroussky
Escrito originalmente para as vozes solistas de soprano e contralto, Stabat Mater de Giovanni Battista Pergolesi é interpretado por um dos mais célebres e aplaudidos contratenores da atualidade, Philippe Jaroussky, que forma um duo mágico com a jovem soprano húngara Emoke Barath, num concerto gravado no Palácio de Fontainebleau com a orquestra de câmara Orfeo 55 e a maestrina francesa Nathalie Stutzmann.
Uma das obras-primas da música sacra, o Stabat Mater de Giovanni Battista Pergolesi, foi escrito nas últimas semanas da vida do compositor italiano, antes da sua morte prematura aos 26 anos de idade. Prestes a ser vencido pela tuberculose, o compositor retirou-se para um mosteiro franciscano em Pozzuoli, onde escreveria também um "Salve Regina".
A obra foi composta para a Confraternità dei Cavalieri de San Luigi di Palazzo, que já havia encomendado um outro Stabat Mater ao compositor Alessandro Scarlatti.
Obra em doze partes, sobre um poema medieval do séc. XIII atribuído ao franciscano Jacopone da Todi, o Stabat Mater de Pergolesi medita sobre o sofrimento da mãe de Jesus durante a crucificação.
Giovanni Battista Pergolesi: Stabat Mater
Intérpretes:
Emoke Barath (Soprano)
Philippe Jaroussky (Contratenor)
Orfeo 55
Direção de Nathalie Stutzmann
Gravado no Palácio de Fontainebleau, França, em abril de 2014
Ficha Técnica
- Título Original
- Stabat Mater - Pergolese With Philippe Jaroussky and Emoke Barath
- Intérpretes
- Emoke Barath (Soprano), Philippe Jaroussky (contratenor)
- Realização
- Sébastien Glas
- Produção
- Ozango, ARTE France
- Ano
- 2015