Curta metragem de Jaco Van Dormael com o objetivo de promover a liberdade de expressão e o pluralismo da comunicação social
Uma tempestade surge no horizonte. Quando uma nuvem densa e negra assombra uma pequena vila, os residentes descobrem que esta pode acabar com muito mais do que um céu azul e limpo.
The Shape centra-se na liberdade de expressão, tanto dos meios de comunicação como dos cidadãos, tal como consagrado no artigo 11º da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. Para explorar este tema, o filme utiliza a metáfora de uma misteriosa forma negra que paira sobre uma aldeia. Quando a nuvem engole a aldeia, os meios de comunicação - como a televisão, os computadores e os jornais - e a cultura, como os livros e a música, são destruídos pela escuridão. Nisto, uma rapariga se ergue e declama o poema Liberdade, de Paul Eluard, forçando as nuvens negras a regredir.
"Procurávamos algo que cristalizasse toda a mensagem do filme. Queríamos algo poderoso, algo que pudesse fazer frente a esta forma invasiva", contou Babak Hosseiny, diretor criativo, explicando a escolha deste poema em particular.
A liberdade de expressão e dos meios de comunicação social está no cerne dos valores da União Europeia, mas não deve ser considerada um dado adquirido.