Um road movie com a península alentejana como pano de fundo
Artur e Manuel têm pouco mais de 20 anos, conhecem-se desde sempre, são amigos desde os tempos da escola. O seu reencontro leva-os numa viagem-aventura até Nisa, à procura de um velho mecânico. Manuel decidiu vender o seu carro, um deslumbrante Ford Fairlaine de 1957, e pensa que vai conseguir interessar o antigo dono: Vítor.
Uma avaria obriga-os a parar em Vila Velha de Ródão. Artur acaba por encontrar um misterioso mecânico reformado e silencioso. Vive numa casa isolada com uma sobrinha, uma casa cheia de recordações de África. Entre Artur e Vítor nasce uma grande cumplicidade, Vítor sente a morte a aproximar-se e quer morrer na sua terra, uma aldeia perdida de Trás-os-Montes, Artur decide ajudá-lo a chegar ao seu destino final. Entre a sobrinha, Maria João, e Artur nasce uma grande atracção. Ela é a única ligação à vida do velho mecânico, está presa em vida à espera da morte do tio que, sabe, será a sua entrada na vida adulta. O velho mecânico é Vítor o antigo dono do carro de Manuel.
A viagem-aventura dos dois rapazes acaba e começa outra viagem: a de Vítor até à morte. Levado por Artur e perseguidos por Manuel e Maria João que, impotente, pressente o que se passa.
Longe daqui. Nunca chegarão ao destino. Ou era o destino?