Primeira Pedra - Common Sense

Uma reflexão sobre a aplicabilidade da pedra portuguesa em objetos e utensílios do quotidiano
Tendo como catalisador o aprofundamento dos conceitos que exploram a relação entre design e os materiais naturais, Common Sense é uma reflexão sobre a aplicabilidade da pedra portuguesa em objetos e utensílios do quotidiano.
Os designers de produto Claudia Moreira Salles, Fernando Brízio, Fernando e Humberto Campana, Michael Anastassiades e Miguel Vieira Baptista explicam-nos como criaram peças que refletem uma análise da ideia de senso comum e simplicidade, algo que se tem vindo a perder nos dias de hoje, onde se protagonizam grandes avanços tecnológicos e uma complexidade formal e funcional.
Common Sense foi apresentado em dois momentos: primeiro na icónica Casa de Vidro Lina Bo Bardi, e depois na feira de design MADE no Pavilhão da Bienal de São Paulo, em Agosto de 2017.
Envolvendo o trabalho de alguns dos designers e arquitetos mais conceituados da atualidade, Primeira Pedra é um programa de pesquisa experimental e desenvolvimento que explora a utilização da Pedra Portuguesa. Com uma dimensão verdadeiramente internacional, concilia a vasta e cada vez mais relevante indústria da pedra em Portugal, aliando-a ao design através do desenvolvimento de aplicações inovadoras para este material milenar.
Com abordagens originais e desafiantes que exemplificam a qualidade e capacidade das tecnologias utilizadas para a extração e transformação da pedra em Portugal, intervenientes como Álvaro Siza, Amanda Levete, Eduardo Souto de Moura, Alejandro Aravena, Claudia Moreira Salles, Ronan e Erwan Bouroullec, Sagmeister
Ficha Técnica
- Título Original
- Primeira Pedra - Common Sense
- Realização
- Margarida Moura Guedes
- Produção
- Experimentadesign
- Ano
- 2018
- Duração
- 23 minutos