Programas tv

Rosas de Ermera

Rosas de Ermera

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Partindo das memórias dos irmãos sobreviventes e das músicas de Zeca Afonso, Luís Filipe Rocha conta-nos a história da família de Zeca Afonso em Timor durante a II Guerra Mundial

Uma família separa-se em Lourenço Marques: Maria vai para Timor com os pais, os irmãos João e José (mais tarde conhecido por Zeca Afonso) seguem para Coimbra com o objetivo de continuarem os estudos. Pouco depois rebenta a Segunda Guerra Mundial, o Japão ocupa a ilha de Timor e João e José ficam sem notícias da família.
Em Timor, os pais e a filha mais nova ficam detidos durante três anos num campo de concentração japonês. Em Portugal, os irmãos temem o pior e acreditam que ficaram órfãos. A família, que se julgava separada para sempre, reencontra-se seis anos mais tarde.
A partir das memórias de Mariazinha e João, das músicas de Zeca Afonso e de cartas e fotografias, acompanhamos a extraordinária saga de uma família numa época dramática da história de Portugal.

"Esta é a história de uma família que teve alguma notoriedade por causa do Zeca Afonso, mas é também um pedaço da nossa história que foi ocultado e ignorado até agora. A de que houve dois campos de concentração japoneses em Timor-Leste onde estiveram portugueses." Luís Filipe Rocha
Dividido em duas partes, o documentário inclui depoimentos de Maria das Dores e João Afonso dos Santos e visita locais de Timor onde a família viveu, a localidade de Ermera onde passavam férias e o campo de concentração em Liquiçá. O título do documentário refere-se às rosas existentes em Ermera, um distrito do interior, cujo cheiro ainda permanece nas memórias de Maria das Dores.

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
Rosas de Ermera
Intérpretes
Maria das Dores Afonso dos Santos, João Afonso dos Santos
Realização
Luis Filipe Rocha
Produção
Luis Galvão Teles (Fado Filmes)
Autoria
Argumento: Luis Filipe Rocha
Música
Manuel Rocha
Ano
2016
Duração
125 minutos