Contra o esquecimento, a RTP 2 apresenta um documentário sobre o artista Manfred Bockelmann que retrata, através de desenhos a carvão, as vítimas mais inocentes do regime Nazi
"O que aconteceu com as crianças que se deitaram no berço errado?", perguntou o artista austríaco Manfred Bockelmann. Nascido em 1943, ele embarcou numa missão: desenhando os seus rostos ele quer retirar do esquecimento as inúmeras crianças que foram assassinadas em nome do regime nazi e desaparecidas dos arquivos na forma de meros números estatísticos. Recordando o terror nazi através dos olhos do artista que viaja para o campo de concentração de Auschwitz e para os EUA para encontrar aqueles filhos que escaparam dos campos da morte. Este documentário denuncia os horrores do Holocausto sem usar imagens de arquivo e constitui um forte apelo à vigilância contra o racismo aqui mesmo, agora mesmo.
Os seus desenhos deixam-nos sem palavras, horrorizados e abalados. Manfred Bockelmann usa como modelo as fotografias tiradas pelas SS e é a vida que se reflete nos olhos e rostos das inúmeras crianças assassinadas que nos emocionam.
?Drawing Against Oblivion? leva-nos numa viagem através de arquivos nos Estados Unidos, no campo de concentração de Auschwitz e de testemunhos de sobreviventes do Holocausto, que na altura eram crianças. O documentário é um apelo à tolerância, à humanidade e mostra como é importante estar consciente para evitar que algo semelhante se repita.
?Eu quero retirar essas crianças da escuridão e continuarei a desenhar os seus retratos enquanto conseguir.? Manfred Bockelmann