Ep. 1
Paula é envenenada e está às portas na morte. João V fica desesperado e quer ir ter com ela, mas os seus conselheiros, Corte Real e Souto Maior, aconselham a que não vá.
A rainha e Francisco são agora amantes e ele pensa replicar o passado: casar com Maria Ana e tomar o trono a João V, assim como o pai de ambos, Pedro, havia feito com Afonso, o tio, desterrado por ser considerado louco e incapaz.
O rei não consegue estar longe de Paula e vai para Odivelas. Manda que o seu médico a cure, Paula parece não melhorar.
Corte Real fica encarregue da governação, mas a contragosto. Com a ausência do rei, a nobreza vai ter com a rainha e sugere a destituição do rei. Francisco exulta: era tudo o que ele sempre quis. Infelizmente para ele, Maria Ana não parece partilhar das suas ideias. A rainha não está inclinada a aceitar ser mulher do infante.
Paula consegue viver, para alívio do rei que não sai da sua cabeceira dia e noite. João V depois tem de regressar à corte, avisado da ideia da sua destituição. Paula detesta que ele a abandone.
João V confessa a Souto Maior que nunca deixará a rainha, apesar de amar a freira. Paula termina a relação, ensaia o suicídio.
Maria Ana diz a Francisco que nunca casará com ele. Ele bate-lhe, ameaçando-a.