Ep. 1
Paula está recuperada e, agora sim, o bebé está pronto para nascer.
O plano de Francisco parece decorrer na normalidade - Manuel a preparar-se para ser rei do Brasil. O infante faz sexo com uma prostituta, Graciela, no bordel, onde os nobres celebram. Esta atrasa-o para que os guardas reais possam chegar e prender o infante, acusado de conspirar contra João V.
Paula dá à luz José. João V e Francisco envolvem-se numa intensa luta de espadas. O rei vence. Decide não desterrar Francisco, confessando a Corte Real que o prefere manter perto, apesar de saber que o infante não desistirá. Manuel sai de Portugal com dinheiro que o rei lhe deu e com Graciela, traindo o irmão Francisco. Este jura vingança. Maria Ana sabe do nascimento do filho de soror Paula. Manda-o tirar de Odivelas. Com a ajuda das freiras, Paula tenta esconder José mas não consegue. A criança é levada. Paula fica desesperada. Maria Ana diz ao rei que foi ela quem mandou levar José. Francisco, em último recurso, pede ajuda aos nobres para matar o rei. Estes recusam ter participação activa.
Paula vai ter com João e tenta seduzi-lo para que ele se comprometa a devolver José. Paula perde a cabeça e acaba por insultar João V. Ele manda-a sair, ferido de morte. O rei e a rainha discutem, ele manda-a devolver o filho. Maria Ana, no limite, manda matar Paula. Rafael, escudeiro do rei, ouve.