Ep. 1
Portugal, 1720. Paula, uma jovem humilde, é levada pelo pai, Adrião, um ourives falido, para o convento de Odivelas. Junta-se a Maria da Luz, a irmã já freira. Paula não quer ser freira, a ideia de reclusão aterroriza-a. Para mais, as outras freiras tratam-na mal por ser pobre.
Na corte, João V é confrontado com a notícia do afundamento de uma nau portuguesa a mando do imperador Carlos VI, irmão de Maria Ana, a rainha de Portugal. Ainda não há certezas, mas alguns nobres defendem o ataque ao imperador, dizendo que Portugal não pode permitir tais ofensas. Entre eles, Francisco, irmão mais novo do rei. Foi ele que lançou o boato da nau com o objectivo de levar João V a uma guerra insana e ser acusado de loucura. Francisco quer o trono.
Paula descobre que algumas freiras dormem com homens no convento e que estes, todos ricos e poderosos, lhes proporcionam vidas confortáveis. Paula torna-se amante do conde de Vimioso, que se apaixona por ela. No final, Paula e João V cruzam-se e ele fica fascinado com ela. Beijam-se. É o início de um amor proibido.