Futuro
Ep. 6 29 Mar 2017
1986-2016: 30 anos depois da adesão de Portugal à CEE (atual União Europeia), o que mudou?
Portugal entrou na Comunidade Económica Europeia em 1986. Trinta anos depois, o país está muito diferente. Esta série conta o caminho percorrido desde então. Um caminho feito de avanços e recuos - na política, na economia, na sociedade - em que a história do nosso país se cruza com a história da Europa a que pertencemos. Um caminho que fez de Portugal, e da União, aquilo que são hoje.
Em 2016 comemoram-se três décadas da adesão de Portugal às Comunidades Europeias. O fim do império e a institucionalização de um regime democrático pluralista transformaram a opção europeia num desígnio nacional. 30 anos passados sobre esse acontecimento marcante da nossa história recente, é tempo de fazer um balanço deste longo processo em permanente evolução.
Nesta série documental pretende-se analisar não apenas as negociações diplomáticas, os antecedentes e os principais acontecimentos que marcaram a presença de Portugal na União Europeia, mas também o impacto da adesão nas várias dimensões da sociedade portuguesa (política, económica, social, cultural), através dos testemunhos dos diversos intervenientes neste processo (diplomatas, decisores políticos, economistas, agentes culturais, entre outros) e de cidadãos comuns (de vários grupos sociais e faixas etárias), conjugados com o recurso a dados objectivos (essencialmente estatísticos) que ajudem a compreender as mudanças verificadas nestes últimos 30 anos.
Mais do que uma mera descrição dos acontecimentos, a série pretende contribuir para o debate em torno desta opção estratégica, questionando-a e confrontando-a com eventuais alternativas, procurando, através de um melhor conhecimento do passado, perspectivas para um futuro que se revela incerto.
Não nos interessa tanto a visão cronológica dos acontecimentos, já apresentada noutros locais e projectos, mas sim compreender a dimensão humana deste processo, a forma como foi mudando a vida neste intervalo de tempo e como alterou o dia-a-dia dos portugueses, a sua maneira de pensar e sentir, recorrendo a alguns aspectos concretos do quotidiano.
A efeméride que se comemora em 2016 é uma oportunidade única para fazer este exame. Além do distanciamento histórico já permitir leituras mais desapaixonadas, a sociedade portuguesa está mais madura e questiona agora sem complexos muitas das opções tomadas. É pois tempo de balanço.