As complexas relações amorosas entre um escritor com uma existência poética e uma mulher decidida a ser uma heroína romântica.
Em 1807 o escritor Clemens Brentano conhece a bela Auguste Bussman de 17 anos de idade, filha de um banqueiro de Frankfurt. Impulsiva e determinada, Auguste, casa com Brentano contra os desejos da família que cortam relações com ela. Brentano, que expressa melhor os seus sentimentos através da escrita, deixa-se arrastar para uma relação de amor apaixonante mas demasiado intensa. A pouco e pouco Brentano vai-se afastando de Auguste que, decidida a viver como uma heroína romântica, tenta suicidar-se e vai caindo na demência.
Baseando-se numa história verídica, a cineasta Dagmar Knopfel realizou um belo e emotivo melodrama de época, ao recriar uma triste história de amor na Alemanha do início do século XIX. As complexas e amargas relações amorosas entre um escritor decidido a levar ?uma existência poética? e uma jovem, bela e sensual mulher, determinada a assumir, até às últimas consequências, uma dimensão de heroína romântica, são exploradas por Knopfel em tom de puro romantismo literário, melódico e sentimental, embora com moderna dinâmica sexual. ?Requiem para uma Mulher Romântica? é, pois, um excelente filme de época alemão que conta num dos principais papeis com a jovem e bela Janina Sachau, uma surpreendente revelação.