Programas tv

Ministério do Tempo

Tempo de Patifes (1484/2016)

Géneros

  • Séries Nacionais

Informação Adicional

Tempo de Patifes (1484/2016)

Episódio 6 de 16 Duração: 50 min

Viseu, 2016. Numas escavações arqueológicas, datadas do séc. XV, dois arqueólogos encontram o mais inacreditável objeto: um moderníssimo telemóvel, perdido há mais de quinhentos anos!
O Ministério do Tempo é de imediato alertado. Em poucas horas descobrem o dono do telemóvel. Nada mais do que o famoso burlão Ricardo de Deus que, em 2016, desviou milhões de euros a clientes inocentes, tendo fugido sem deixar rasto. Agora o Ministério do Tempo sabe onde está o fugitivo. E apenas tem uma patrulha capaz de efetuar a sua captura.
Tiago, Amélia e Afonso são enviados para Viseu, mais concretamente para o ano de 1484. Os objetivos são simples: encontrar Ricardo Deus, trazê-lo de novo para 2016, e descobrir como é que ele conseguiu fugir para o séc. XV.
A porta que utilizam deixa-os a alguns quilómetros da cidade. Durante a caminhada até à cidade, Afonso ouve o barulho de uma luta. Incapaz de ver um homem indefeso ser atacado, resolve intervir e salvar a vítima. Amélia tenta impedi-lo. Afinal, não podem alterar a história. Mas sem sucesso. Afonso salva o homem dos seus atacantes. O homem, agradecido, apresenta-se. Chama-se Gil Vicente. É cómico. Amélia e Tiago não querem acreditar na coincidência.
Ao chegarem a Viseu, Gil Vicente separa-se da patrulha, pois vai preparar a sua representação dessa noite. Afonso, Amélia e Tiago, utilizando um retrato robot desenhado por Nuno Gonçalves, começam a perguntar por Ricardo de Deus. Rapidamente percebem que todos os interpelados se assustam ao ver o retrato que lhes é apresentado. Uma das mulheres a quem tentam mostrar o retrato foge de imediato. Nem Tiago, nem Amélia nem Afonso se apercebem que essa mulher é Mafalda Torres.
Em 2016, Salvador dá uma missão aparentemente simples a Irene: ir às celas do ministério interrogar Walcott. É vital saber quais eram as intenções do americano. Irene fica estranhamente incomodada com esta missão. E Salvador sabe exatamente porquê.
Em 1484, a patrulha resolve descomprimir um pouco. Assiste à representação de Gil Vicente. Este mostra-se particularmente crítico do Rei e do seu representante na cidade de Viseu, o Corregedor Mor. O público é acicatado pela representação de Gil Vicente e começa a desenhar-se uma revolta. As forças da ordem intervêm. Gera-se um tumulto e, no meio da confusão, Tiago, Amélia e Afonso quase são detidos pelos homens do corregedor. São salvos por Frei João, que os esconde.
É Frei João quem lhes explica que o homem que procuram é nem mais nem menos que o Corregedor Mor. E que a vida deles está em perigo pelo simples facto de terem andado pela cidade a perguntar por ele.
Mas o que todos desconhecem é que Mafalda Torres está envolvida nesta estranha situação e que todos estão em risco!
Em 2016, Irene aproveita a ida às celas do Ministério para visitar o mais perigoso detido. Trata-se de Armando Névoa. Um antigo agente. Mentor de Irene. Irene não o sabe, mas esta visita vai desencadear uma série de eventos trágicos.

Ficha Técnica

Título Original
Ministério do Tempo
Intérpretes
António Capelo, Mariana Monteiro, Sisley Dias, Carla Andrino, João Craveiro, Andreia Diniz, Luís Vicente
Produção
Iniziomedia
Ano
2017
Duração
50 minutos
Série
1