14 Mai 2022
Documentário sobre Drave, a aldeia mágica. Uma viagem ao interior mais profundo, ao interior do país, da memória, da consciência, da humanidade, e ao interior de cada um.
Documentário de João Nuno Brochado que nos dá a conhecer a peculiar aldeia de Drave. Uma aldeia desabitada onde a modernidade ainda não chegou. Na procura das razões que fazem de Drave um lugar tão especial, mágico e marcante na vida de quem por lá passa, partimos numa viagem ao interior mais profundo de Portugal, da memória, da consciência, da humanidade e de cada um.
Drave é uma aldeia desabitada, onde o acesso só é possível a pé, onde não há traços da modernidade: não tem eletricidade, telefone ou rede de telemóvel, e o dinheiro e o tempo não têm valor. O que tem de peculiar esta aldeia, para além da sua beleza, é que no início do século XXI um grupo de jovens escuteiros decidiu começar a recuperar a aldeia e hoje cerca de 1/3 já está reconstruída. Drave passou a ser um lugar procurado por muita gente, nomeadamente turistas e amantes da Natureza, exatamente por esse isolamento do mundo urbano e moderno. Chegam a passar centenas de pessoas pela aldeia em alguns fins-de-semana.
"Uma Montanha do Tamanho do Homem" é um documentário que nos dá a conhecer este lugar, o que move tanta gente que o procura, a importância que tem vindo a assumir no âmbito do movimento escutista mundial, e porque vão os jovens, voluntariamente e com poucas condições, reconstruir uma aldeia a que, à partida, não têm qualquer ligação.