Avô e neto vão construir em conjunto um mundo muito especial
Esta é a história das peripécias de um avô e um neto que criaram um mundo só seu. O avô correu mundo, fez de tudo um pouco, terá sido marinheiro nos mares do Sul, saltimbanco pelas praias de Itália, garimpeiro na Amazónia, jogador de hóquei em patins em África e tudo o mais que tenha vivido na realidade ou que a sua imaginação faça tornar tão real ou mais do que se o tivesse sido.
Uma pequena reforma obriga-o a viver agora em casa do filho advogado e da nora economista. O jovem casal vive apenas para a realização profissional e económica e pouco tempo têm para o filho, de oito anos. Não lhe faltam com nada , mas faltam-lhe com a atenção de que ele precisa. E é aí que entra o querido avô.
Avô e neto vão construir em conjunto um mundo muito especial. Entretêm-se a contar estrelas, fazem campeonatos de matraquilhos, mergulham nas histórias da Moby Dick ou do Tom Sawyer, constroem complicadas máquinas com fins absolutamente poéticos e colocam a casa em alvoroço todos os dias.
Os pais vivem divididos entre o jeito que lhes dá ter um avô em casa e a arrelia que lhes provoca tanta infantilidade dos dois lados. E, quando as coisas se complicam, aparece a terrível tia Isaura, irmã da mãe, mulher disciplinadora, seca e desprovida do mínimo sentido de humor.
Mas nem ela consegue pôr um travão naquela loucura de avô e neto.
Uma série de família com o grande Raul Solnado, no papel do Avô, o pequeno Duarte no papel do neto João, Rita Salema , a mãe e António Carriço, o pai.
Uma produção ZMC para a RTP.