Programas tv

Varinas, Um Símbolo de Lisboa

Varinas, Um Símbolo de Lisboa

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Documentário, realizado por Fernando Carrilho e produzido pela Videoteca da Câmara Municipal de Lisboa, sobre a história das Varinas como simbolo da cidade de Lisboa

Como foi possível que a vendedeira de peixe da Beira Litoral, chegada a Lisboa no século XIX, se transformasse num símbolo da capital? O documentário Varinas, Um Símbolo de Lisboa narra a história da presença da comunidade (o)varina na
cidade, leva-nos ao encontro das últimas varinas de Lisboa e mostra-nos o fascínio que esta mulher arrojada e desinibida, deixou no imaginário alfacinha.

A estrutura do documentário insere-se no levantamento de Memórias da cidade de Lisboa, assente no projeto de investigação sobre as Varinas realizado pelo Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa. Iniciado
em 2013 com o registo de testemunhos orais das últimas varinas de Lisboa, considerando a sua urgência e pertinência para memória futura, seguiu-se uma ampla investigação interdisciplinar. Esta assentou em fontes documentais, gráficas e audiovisuais que permitiu conhecer esta comunidade, as relações entre si, os seus quotidianos, bem como a varina enquanto figura popular, mulher trabalhadora e mãe, cuja liberdade na linguagem, costumes e atitudes na rua cedo captaram variadas atenções, convertendo-se, por mérito próprio, em símbolo da cidade de Lisboa. A sua postura afirmativa e despida de preconceitos, espartilhos ou convenções, o seu caráter desinibido e irreverente, visível no espaço público, surge num contexto onde este era ainda de domínio masculino. A dimensão e atitude desta comunidade (o)varina marcaram de forma indelével a cidade, atribuindo-lhe um novo fácies, onde os seus costumes e tradições foram a marca de uma identidade que atravessou a centúria de oitocentos e veio a dissipar-se ao longo da segunda metade do século XX, envolta numa melancólica saudade da figura que animava e perturbava a pacatez da Lisboa ainda rural.
O documentário conta com a participação de Senos da Fonseca e Márcia Carvalho do Museu de Ílhavo, José Garcia e Delminda Rijo do Gabinete de Estudos Olisiponenses, António Miranda do Museu de Lisboa, Maria de Aires Silveira do Museu de Arte Contemporânea do Chiado, Gonçalo Gonçalves e Pedro Prista do ISCTE - IUL, André Fernandes e Luís Martins da Universidade Nova e Sofia Tempero do Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa. Através do corpo de depoimentos destes convidados, o filme aborda as vivências desta comunidade, desde o seu "berço" na laguna de Aveiro até ao momento do desaparecimento do mercado da ribeira em Lisboa.
O realizador Fernando Carrilho é coordenador do Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca e autor de vários documentários, onde se destacam os recentes Ophiussa - Uma cidade de Fernando Pessoa (2012), Bairro Alto - 500 Anos (2013) e A Paisagem de Artur Pastor (2014).

Ficha Técnica

Título Original
Varinas, Um Símbolo de Lisboa
Realização
Fernando Carrilho
Produção
Direção Municipal de Cultura/Departamento de Património Cultural/ Arquivo Municipal de Lisboa ? Videoteca
Ano
2015
Duração
85 minutos