Programas tv

Os Verdes Anos

Imagem de Os Verdes Anos

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Filme do cineasta português Paulo Rocha ("A Távola de Rocha", "Se Eu Fosse Ladrão... Roubava"), com música original de Carlos Paredes, um clássico do cinema português que marca o início do Cinema Novo português

Júlio (Rui Gomes), um jovem provinciano de 19 anos de idade, vem para Lisboa tentar a sorte como ajudante de sapateiro. No dia da chegada, um acidente leva-o a conhecer Ilda (Isabel Ruth), uma rapariga da mesma idade, empregada doméstica num prédio perto do local de trabalho de Júlio que, como ele, vive na esperança de um futuro melhor. A amizade entre ambos depressa se transforma num romance, mais forte da parte de Júlio, que procura em Ilda um refúgio à sua inadaptação ao ambiente estranho e hostil da cidade moderna. A desconfiança permanentemente de Júlio leva Ilda a romper o namoro. E o seu amor desmedido, irremediavelmente, irá conduzi-los à tragédia.
Com música original de Carlos Paredes e produção de António da Cunha Telles, "Os Verdes Anos" foi a estreia na realização de Paulo Rocha. Esta obra, datada de 1963, marcou o início do Cinema Novo português e veio a tornar-se uma referência cinematográfica para as novas gerações.

Ficha Técnica

Título Original
Os Verdes Anos
Intérpretes
Rui Gomes, Isabel Ruth, Ruy Furtado, Paulo Renato
Realização
Paulo Rocha
Produção
António da Cunha Telles/Produções Cunha Telles
Autoria
Paulo Rocha e Nuno Bragança (adaptação e diálogos)
Música
Carlos Paredes
Ano
1963
Duração
85 minutos