Os Verdes Anos

Filme do cineasta português Paulo Rocha ("A Távola de Rocha", "Se Eu Fosse Ladrão... Roubava"), com música original de Carlos Paredes, um clássico do cinema português que marca o início do Cinema Novo português
Júlio (Rui Gomes), um jovem provinciano de 19 anos de idade, vem para Lisboa tentar a sorte como ajudante de sapateiro. No dia da chegada, um acidente leva-o a conhecer Ilda (Isabel Ruth), uma rapariga da mesma idade, empregada doméstica num prédio perto do local de trabalho de Júlio que, como ele, vive na esperança de um futuro melhor. A amizade entre ambos depressa se transforma num romance, mais forte da parte de Júlio, que procura em Ilda um refúgio à sua inadaptação ao ambiente estranho e hostil da cidade moderna. A desconfiança permanentemente de Júlio leva Ilda a romper o namoro. E o seu amor desmedido, irremediavelmente, irá conduzi-los à tragédia.
Com música original de Carlos Paredes e produção de António da Cunha Telles, "Os Verdes Anos" foi a estreia na realização de Paulo Rocha. Esta obra, datada de 1963, marcou o início do Cinema Novo português e veio a tornar-se uma referência cinematográfica para as novas gerações.
Ficha Técnica
- Título Original
- Os Verdes Anos
- Intérpretes
- Rui Gomes, Isabel Ruth, Ruy Furtado, Paulo Renato
- Realização
- Paulo Rocha
- Produção
- António da Cunha Telles/Produções Cunha Telles
- Autoria
- Paulo Rocha e Nuno Bragança (adaptação e diálogos)
- Música
- Carlos Paredes
- Ano
- 1963
- Duração
- 85 minutos