Programas tv

Mudar de Vida - José Mário Branco, Vida e Obra

Mudar de Vida - José Mário Branco, Vida e Obra

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Documentário da autoria de Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo sobre uma voz singular no panorama português: José Mário Branco

José Mário Branco, um dos nomes maiores surgidos na década de 70, dos quais souberam fazer nascer a música de intervenção, continua hoje a fazer a sua solid(t)ária travessia musical com uma esperança muito própria.
Voz singular no panorama português: Sou o Zé Mário Branco, do Porto, muito mais vivo que morto, contai com isto de mim para cantar e para o resto, continua, desde há 40 anos a denunciar e a acreditar que é possível realizar a Mudança, aquela grande mudança que faz transformar o Mundo e a Vida numa coisa melhor.

José Mário Branco, músico, compositor, poeta, activista, cronista e produtor musical, nasceu no Porto, a 25 de Maio de 1942. Filho de dois professores do ensino básico, viveu entre a cidade natal e Leça da Palmeira, crescendo sob a influência do ambiente pobre desta vila piscatória.
Expoente máximo da canção de intervenção portuguesa, foi perseguido pela PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado) até ter sido obrigado a exilar-se em França, em 1963. Só em 1974, já depois da Revolução dos Cravos, pôde regressar a Portugal, fundando o Grupo de Ação Cultural - Vozes na Luta, com o qual gravou dois álbuns.
Enquanto interveniente em concertos ou álbuns editados, como cantautor ou como responsável por arranjos musicais, trabalhou e influenciou vários outros artistas portugueses, nomeadamente José Afonso, Sérgio Godinho, Luís Represas, Fausto Bordalo Dias ou, mais recentemente, Camané.
Este documentário, rodado ao longo de dez anos, conta com a assinatura de Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo. Tal como o título indica, traça um retrato de José Mário Branco enquanto homem e artista.
O filme está dividido em duas partes: a primeira, mais biográfica, contextualiza a situação política de Portugal antes e depois do 25 de Abril de 1974, destacando o ativismo político que obrigou o artista ao exílio; a segunda mostra a importância dos seus ideais revolucionários na sua expressão artística.

Ficha Técnica

Título Original
Mudar de Vida - José Mário Branco, Vida e Obra
Realização
Nelson Guerreiro, Pedro Fidalgo
Produção
Nelson Guerreiro, Pedro Fidalgo
Autoria
Nelson Guerreiro, Pedro Fidalgo
Ano
2013
Duração
52 minutos