Tempos Difíceis

A terceira longa-metragem de João Botelho, baseada no romance homónimo de Charles Dickens
Filme que consagrou internacionalmente o cineasta português João Botelho, baseado no romance homónimo de Charles Dickens, com Henrique Viana, Julia Britton, Eunice Muñoz, Ruy Furtado e Isabel de Castro.
Na terceira longa-metragem, João Botelho adapta o romance homónimo de Charles Dickens aos "tempos presentes# (os anos oitenta do século passado).
O mundo do escritor vitoriano é facilmente identificado com a realidade portuguesa. Num lugarejo, o "Poço do Mundo", microcosmo social, convivem a riqueza e a pobreza mais extrema, a cultura e a ignorância, a perversidade e a inocência.
A cidade de Poço do Mundo vista através de três famílias. Os Cremalheira - cujo pretensioso patrono ambiciona ser deputado; Grandela - um industrial prepotente, porventura de origens humildes; e Sebastião - um operário patético e infeliz com a mulher.
Uma vivência emergente de conformismo ou frustrações, de humilhações ou prepotências, de renúncia ou ridículos, de infâmias ou mediocridade, entre títeres, pervertidos, exploradores e humilhados.
Ficha Técnica
- Título Original
- Tempos Difíceis
- Intérpretes
- Isabel de Castro., Isabel Ruth, Julia Britton, Luis Estrela, Luis Lucas
- Realização
- João Botelho
- Produção
- João Botelho, Manuel Guanilho, João Pinto Nogueira
- Música
- António Pinho Vargas
- Ano
- 1988
- Duração
- 91 minutos