Programas tv

Layout

Layout

Géneros

  • Magazines

Informação Adicional

Layout, um magazine dedicado à criatividade portuguesa

No Layout, propomo-nos a descobrir, a criatividade em diversas zonas do país e mostrar o que de melhor se faz neste momento, a nível criativo, em áreas como arte, cultura, tecnologia ou ciência. O novo, o velho, o conhecido e o desconhecido mostrados e difundidos de um ponto de vista nunca antes explorado. É preciso demonstrar a criatividade portuguesa, dar-lhe voz e tempo de antena.
Cidades, vilas, aldeias, lugares: todos têm o potencial para criar e serem criativos. Ou porque aqueles que criam (os criativos) lá nasceram e viveram, ou simplesmente porque as soluções criativas (as criações) lá surgiram e floresceram. Este projeto pretende ser a radiografia da criatividade em Portugal. Tratamos as matérias mais e menos badaladas da mesma forma: pelo ponto de vista menos óbvio, mais inovador e independentemente da sua importância (tempo, edição e destaque). Não há, nem deve haver, distinção entre o mais conceituado artista/designer/cientista e o menos conhecido. Todas as pessoas são igualmente importantes, desde que criativas, inovadoras e interessantes.
A imagem pretende-se apelativa e envolvente, e deve levar o telespetador a ver por dentro aquilo que poucas vezes se vê cá fora: este é um programa de nicho. Não se pretende abranger todo o espetro das classes sociais, por muito que queiramos que toda a gente veja, aprenda e explore a nossa criatividade lusa. Isto reflete-se na imagem estética mas também na linha editorial, tem impacto na escolha da apresentadora mas também no grafismo que é utilizado e na forma como este interage com a imagem. Numa altura em que a moral atinge o seu ponto mais baixo desde a ditadura, este é um magazine que quer se marcadamente positivo e que dá voz e imagem a projetos, pessoas, conceitos e ideias que sejam o que de melhor por cá se faz e produz.

Ficha Técnica

Título Original
Academia RTP
Produção
Academia RTP 1.ª Edição
Autoria
Inês Delgado, Jorge Costa, Miguel Bidarra, Ricardo Nunes, Joana Cordeiro, Francisco Silva, Sara Silva
Ano
2012
Duração
25minutos minutos