AS HORAS DO DOURO

Um documentário de rara sensibilidade
?O que é que faz o tempo ao vinho? O tempo faz ao vinho o que faz às pessoas. Torna-as mais calmas. Dá-lhe a paz que ele precisa.?
Zézé Nogueira
Os Livros de Horas são manuscritos iluminados, comuns na Idade Média. Cada livro contém uma colecção de textos, orações e salmos adequados para determinados horários do dia. São maravilhosamente ilustrados e mostram a vida tal como ela era nessa época. Nos calendários dos Livros de Horas encontramos a enumeração dos trabalhos rurais e os meses em que estes têm lugar. São uma espécie de ordenação da vida criada por Deus. AS HORAS DO DOURO é inspirado nesta ideia medieval de inventário e registo anual e dá a ver o modo como o ciclo da vinha e do vinho, veio central do filme, determina a vida das pessoas nesta região. O que queremos mostrar, através do reconhecimento minucioso da transformação da paisagem ao longo das estações do ano, é que esta vinha é obra de homens, que o vinho é uma coisa humana e que assim tem de se mostrar.
Ficha Técnica
- Título Original
- AS HORAS DO DOURO
- Intérpretes
- António dos Santos, Aurélio Barros, Bernardo Marques, Dirk Niepoort, Emílio Oliveira, Henrique Vaz, João Nunes, Joaquim Rodrigues, Leonardo Taveira, Luís Roseira, Margarida Esteves, Maria da Luz Gouveia, Maria da Soledade Ferreira, Sophia Bergqvist
- Realização
- Joana Pontes
- Produção
- Filmes do Tejo II, Maria João Mayer e François D?Artemare
- Autoria
- António Barreto e Joana Pontes
- Ano
- 2010
- Duração
- 90M minutos