A célebre história da Camioneta Fantasma, uma página sangrenta nos anos seguintes à implantação da República
Nos anos seguintes à Implantação da República a agitação foi muita, mas uma das suas páginas mais negras foi a noite sangrenta...
Baseada numa história real, esta série é realizada a partir de um guião original de Tiago Rodrigues e centrada na viúva de Carlos da Maia, um dos heróis revolucionários do 5 de Outubro. Durante os dias da revolução, Carlos da Maia é o tenente revoltoso que de forma aventureira toma o maior navio de guerra estacionado no Tejo com apenas um punhado de homens. Em Outubro de 1921, Carlos da Maia é um dos assassinados juntamente com Machado Santos e outros heróis da República na conhecida ´Noite Sangrenta´, onde são recolhidos um a um numa camioneta e assassinados. Os assassinos são presos, mas não confessam à ordem de quem estavam a cometer o crime. A partir daí, a viúva vai investigar, por conta própria, chegando a visitar na cadeia o operacional, o marinheiro Abel Olímpio apelidado ´Dente de Ouro´.
É esta demanda de uma mulher na procura do assassino do marido que é o fio condutor da narrativa que acompanha as vidas de algumas das personagens históricas mais fascinantes que protagonizaram a Implantação da República.